sexta-feira, 6 de setembro de 2019

    No Jerimum, Desfile Cívico discute a diversidade cultural brasileira

    Após seis anos, a banda marcial Chefe Leandro é ativada / Fotos: Antonio Carlos





    O penúltimo dia da Semana da Pátria, no município de Taquaritinga do Norte, foi vivenciado na vila do Jerimum. Na tarde desta sexta-feira (06), o Desfile Cívico da Escola Municipal Chefe Leandro intitulado “Diversidade cultural brasileira: O mundo em um só lugar” levou para as ruas da comunidade representações de valores como o respeito às diferenças e a inclusão. A atividade alusiva a Independência do Brasil destacou ainda a família como a base de toda educação e a leitura como promotora do saber.


    Divididos em 12 pelotões, os quase 800 alunos da escola cinquentenária iniciaram o desfile cívico pontuando que todas as pessoas são especiais e iguais nas suas diferenças. “Hoje nossa escola acolhe alunos com deficiência física e auditiva, dentre outras, e através deste momento nós queremos compartilhar com todas as comunidades rurais aqui presentes, o nosso desejo de vivermos com igualdade e respeito”, contou a diretora Lourdes Araújo. Alunos do Fundamental I destacaram ainda a religiosidade e a regionalização como aspectos socioculturais que devem ser respeitados pela sociedade contemporânea.


    Reativada em maio deste ano, a Banda Marcial Chefe Leandro composta por alunos do primeiro ao nono ano foi um dos pontos altos das comemorações cívicas. O secretário de Educação, Marcos Augusto, um dos responsáveis por viabilizar a retomada da banda, relembrou o início da banda em 2001 e a pontuou como uma oportunidade de aprendizado e inserção dos alunos na música.

    “Reativar esta banda foi um desafio, mas ao mesmo tempo uma grande satisfação, pois em poucos meses já é possível ver o grau de empenho e dedicação de nossos alunos, através desta apresentação e de tantas outras que nós iremos acompanhar, inclusive no próximo dia 15 de setembro, quando vivenciaremos o sete de setembro, na sede do município,” contou o secretário.


    O desfile apresentou ainda os 10 projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola em parceria com as famílias dos alunos e membros da comunidade, como o bem-sucedidos “Grupo de Dança Dália da Serra” e “Nossa escola tem historia”, o qual tem buscado resgatar fragmentos históricos da comunidade e da escola, a partir de sua fundação em 1950 e 1979, respectivamente. Os últimos pelotões prestaram homenagens aos vaqueiros e aos servidores municipais responsáveis pela limpeza de espaços públicos, como ruas e praças.


    15 DE SETEMBRO

    Em virtude do acidente que vitimou os servidores públicos Manoel Neli Casé e Daniel Severino, no final da manhã de hoje (06), o Governo Municipal, através de Decreto nº 34/2019, declarou Luto Oficial de três dias em todo âmbito municipal e adiou o encerramento da Semana da Pátria para o domingo, 15 de setembro, no centro da Dália da Serra.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário